Obesidade X Atividade Física

ESTEATOSE HEPÁTICA - Causas, Sintomas E Tratamento

A esteatose hepática, bem como conhecida como fígado gorduroso ou fígado gordo, é uma circunstância que, como o próprio nome diz, acontece por acúmulo de gordura no fígado. O que é esteatose hepática. Causas de acúmulo de gordura no fígado. Diferenças entre esteatose hepática e esteato-hepatite. Sinais e sintomas de um fígado gorduroso. Graus de acúmulo de gordura no fígado.

Tratamento da esteatose hepática. O que é esteatose hepática? O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que aponta conexão com gordura. Deste jeito, esteatose hepática significa, literalmente, fígado gorduroso ou fígado gordo. TOSSE SECA PERSISTENTE fígado tem pequenas quantidades de gordura que compõe cerca de 10% do seu peso. No momento em que o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está “engordando”.

Advertisement

A ilustração abaixo mostra as diferenças entre um fígado com pouco acúmulo de gordura e um figado esteatótico. Convulsão: Tratamentos E Causas tamanho e pela coloração amarelada do fígado gorduroso. Até há outras décadas, acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que a presença da esteatose hepática era obrigatoriamente alguma coisa nocivo à saúde.

Hoje em dia, sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por numerosas outras condições que não a ingestão crônica de álcool (vamos falar das causas mais abaixo). Uma esteatose hepática suave (esteatose hepática grau 1 ou 2) geralmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é menor e não leva à inflamação do mesmo. Porém, quanto superior e mais duradouro for o acúmulo de gordura no fígado, maiores serão os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso de modo crônica, as células do fígado são capazes de inflamar e sofrer danos.

  • História familiar de transtornos alimentares
  • Higiene corporal muito cuidadosa, com especial importância nos pés
  • Medos que antes não existiam
  • Infecções oculares graves
  • Xarope de Abacaxi Para Tosse

Este quadro é conhecido como esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que por volta de 20% dos pacientes evoluem pra cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA). Portanto, a esteatose hepática é um ciclo anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excedente de gordura (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES). Cabe por aqui notabilizar que nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir pra esteato-hepatite.

Advertisement

Na realidade, a maioria não o faz. Das Medidas De Segurança E Da Lei Da Reforma Psiquiátrica causa de esteato-hepatite é o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, dividimos os casos entre esteato-hepatite alcoólica e esteato-hepatite não alcoólica. A hepatite alcoólica e os estragos do álcool já foram assediados em outros textos (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA e MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL E ALCOOLISMO). Por isso, por esse post vamos nos ater só à esteato-hepatite não alcoólica.

Share This Story

Get our newsletter